O currículo da escola de educação infantil tradicional baseado no brincar foi criado por tentativa e erro, como uma peça de artesanato. Já está na hora de desenvolvê-lo, como na medicina, que avançou por meio de pesquisa científica e teoria
A teoria de Piaget sugere, porém, que o pensamento da criança na faixa de 3 a 6 anos ainda não diferencia assuntos acadêmicos. Por essa razão, vemos elementos de diferentes áreas no brincar da criança, conforme mencionei em relação à construção com blocos. No jogo simbólico, da mesma forma, podemos observar elementos das ciências sociais (como o exercício de papéis sociais: pai, mãe e vendedor de loja) e de aritmética (ao brincarem de dar dinheiro e receber o troco, por exemplo).
Os três tipos de conhecimento
Piaget fez uma diferenciação entre três tipos de conhecimento, de acordo com a sua fonte principal. São eles o conhecimento físico, o conhecimento social-convencional e o conhecimento lógico-matemático. Conhecimento físico é o conhecimento que provém dos objetos do mundo exterior. O que sabemos sobre a forma, a cor e o peso de um bloco de madeira são exemplos de conhecimento físico. O fato de os blocos caírem, caso não estejam em equilíbrio, também é um exemplo desse tipo de conhecimento. Esses "pedaços" de conhecimento podem ser obtidos pela observação.
Exemplos de conhecimento social-convencional são as línguas, como o português e o inglês. Nosso conhecimento sobre lojas, dinheiro e feriados também fazem parte desse segundo tipo. A fonte principal do conhecimento social são as convenções feitas pelas pessoas, assim como a fonte básica do conhecimento físico provém dos objetos. Isso significa que a melhor fonte de conhecimento físico para crianças pequenas são os objetos e do conhecimento social são as pessoas.
O conhecimento lógico-matemático é bem diferente, na medida em que sua fonte principal é a mente de cada indivíduo. Se nos apresentarem um bloco cilíndrico e outro retangular, por exemplo, podemos dizer que os dois são "diferentes". Nessa situação, a diferença entre ambos não existe no mundo externo. Ela não é observável, e sim criada por cada indivíduo, que pensa nos dois blocos como sendo diferentes. A prova disso é que o mesmo indivíduo pode pensar neles como sendo "semelhantes". Assim, é tanto verdade dizer que os dois objetos são diferentes quanto dizer que eles são semelhantes. O indivíduo pode pensar ainda nos blocos numericamente, concluindo que eles são "dois". Cada bloco é observável (conhecimento físico), mas o número "dois" não o é. "Dois", "diferente" e "semelhante" são relações mentais criadas por cada indivíduo através de seu raciocínio.
O leitor deve ter notado que a teoria de Piaget a respeito do conhecimento lógico-matemático difere muito da suposição empirista na qual a educação tradicional tem-se baseado. Segundo o empirismo, todo conhecimento tem origem externa e é adquirido pelo sujeito através de um processo de interiorização por meio dos cinco sentidos. Contudo, os exemplos de relações lógico-matemáticas apresentados são de natureza classificatória (diferente e semelhante) e numérica (dois). Um terceiro tipo de relação, o qual pode ser visto na Tabela 1, estabelecido entre relações lógico-aritméticas, é a seriação. Ela se refere à ordenação mental de objetos de acordo com as suas diferenças. Pensar sobre o maior bloco, o segundo maior bloco e o terceiro maior bloco é um exemplo de seriação.
Classificação, seriação e quantificação são relações entre objetos discretos, por isso aparecem na Tabela 1 como "relações lógico-aritméticas". Já as relações espaciais e temporais são de outra natureza, uma vez que não são discretas. A distância entre São Paulo e Nova York, por exemplo, é contínua. Similarmente, o tempo decorrido entre a Idade Média e a atualidade também o é. Eventos e objetos existem no tempo e no espaço. Piaget referiu-se a esse quadro como estrutura espaço-temporal.
O conhecimento lógico-matemático encontra-se no cerne da teoria de Piaget, pois serve como base e estrutura de todo conhecimento, formando sistemas independentes à medida que a criança constrói operações concretas. Para termos o conhecimento físico de que um bloco de madeira é muito pesado, por exemplo, precisamos de uma estrutura classificatória que nos permita pensar em "coisas que são muito pesadas" e "coisas que não são muito pesadas". Para termos o conhecimento social de que aos domingos não há aula, temos de pensar nos "domingos" em oposição a "todos os outros dias da semana". Quando as crianças adquirem o pensamento operatório concreto, elas constroem um sistema de classificação, um sistema de seriação, um sistema de quantificação, um sistema funcional de espaço e um sistema funcional de tempo.
Constance Kamii
Revista Pátio
Ano VI - Nº 21 - Existe uma pedagogia da infância? - Novembro
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