As regras são as mesmas da dança da cadeira tradicional, porém para enriquecer o aprendizado, em cada cadeira coloque uma letrinha.
O repertório de letras pode variar de acordo com a turma. Inicialmente, trabalhamos com as iniciais dos nomes das crianças da turma.
Então, quando a música pára, eles se sentam em qualquer cadeira e cada criança terá que falar a letra que está colada em sua cadeira e o nome de um amigo da turma cujo nome comece com aquela letra.
Você também pode optar por essas estratégias:
* Colar as plaquinhas de nomes, para que eles reconheçam o dono;
* Letras diversas, para que eles falem uma palavra que inicie com aquela letrinha;
* Figuras diversas, para que eles cantem uma música que aparece aquela palavra;
* Palavras de um mesmo banco semântico, para que eles leiam a palavra ou montem uma frase.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
Rubem Alves
0 comentários:
Postar um comentário